Saiba por que você deve sempre colocar uma colher de açúcar no seu quintal — antes de sair de casa.

Muitas pessoas quando vêem uma abelha, já querem espantá-las ou pior, até matá-las.

Se você esta sem tempo para ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

O que essas pessoas não sabem, é que esses pequenos insetos são de extrema importância para a vida humana.

A razão para isso está em sua principal tarefa, a de polinizar.

As abelhas se alimentam do néctar presente nas flores. Com a língua ela colhem a substância do fundo de cada flor.

Nesse trabalho, elas também recolhem o pólen, que são as células reprodutoras masculinas das plantas. Com isso, elas levam o pólen de uma planta a outra e por isso facilitam a reprodução desses vegetais.

Em alguns lugares do planeta, as abelhas têm sumido e gerado um colapso na produção de alguns frutos.

Entre os especialistas parece haver um consenso entre os vilões do desaparecimento das abelhas polinizadoras: pesticidas e o desmatamento.


Para você ter uma idéia, estima-se que um em cada três alimentos que você coloca na sua boca hoje é o resultado do trabalho de uma abelha.

De forma direta ou indireta, mais de 70% da alimentação humana dependem diretamente da polinização e, logo, das abelhinhas.

Por isso, respeitá-las e preservá-las é dever de todos. Caso contrário, a população mundial morrerá de fome ou perderá a grande diversidade de alimentos.

Que tal fazer sua parte e ajudar as abelhas?

Existe um truque muito simples que vamos te ensinar no vídeo de hoje.

O que você precisa fazer é misturar duas colheres (sopa) de açúcar com uma colher (sopa) de água e deixar uma vasilha ou outra colher com um pouco dessa mistura no jardim ou na grama.

Se você avistar uma abelha sozinha, com dificuldades para voar, não pense que ela esteja obrigatoriamente morrendo. É possível que esteja apenas sem energia para voltar à colmeia.

Felizmente, ela pode recuperar as forças com um pouco de água e açúcar. Há também outras formas de ajudar as abelhas. Por exemplo, pode-se plantar flores na varanda ou no jardim.

As abelhas são atraídas pelas flores e plantas aromáticas, especialmente as pequenas, de cores mais claras e com floração em massa, ou seja, que floresce tudo de uma só vez e não gradativamente.

As favoritas delas são manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, dente de leão, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras.

Além disso, em muitos países, a população tem pressionado o governo para que diminua o uso inseticidas, uma das prováveis causas da matança das abelhas.

Compartilhe esse vídeo, assim todos nós podemos fazer nossa parte para cuidar da natureza.

Ajude seus amigos, compartilhe saúde!