Sendo uma fruta muito consumida no mediterrâneo e no Oriente Médio, a romã vem se tornando cada vez mais popular por causa de seus inúmeros benefícios.

Um estudo publicado no jornal Atherosclerosis mostrou que o extrato de romã pode prevenir e até mesmo reverter o espessamento progressivo das artérias causado pelo acúmulo de gordura, que é a principal causa das doenças cardíacas.

A fruta mostrou-se capaz de melhorar não só o fluxo sanguíneo no sistema cardiovascular de pacientes com problemas cardíacos, mas também ajudou a reduzir a inflamação e a tensão arterial elevada.

Além disso, ela pode ajudar na redução do excesso de triglicerídeos, causado principalmente por maus hábitos alimentares. A normalização da taxa de triglicerídeos pode ajudar a evitar ataque cardíaco e vários problemas de coração.

A romã protege a saúde cardiovascular também através do aumento do óxido nítrico, que auxilia no funcionamento das células endoteliais presentes nas paredes arteriais.

O óxido nítrico sinaliza os músculos para relaxarem, aumentando assim o fluxo sanguíneo através das artérias e veias. O óxido nítrico reduz lesões nas paredes dos vasos, o que também ajuda a prevenir o desenvolvimento da aterosclerose.

É considerada também uma das melhores fontes de antioxidantes, possuindo quantidades superiores ao do chá verde e do vinho tinto. Essas substâncias tem papel importante na redução dos riscos de doenças cardíacas.

A romã é também um antibiótico natural e, por ser antioxidante, seu suco reduz o colesterol, retarda o envelhecimento, a osteoporose e reforça a nossa imunidade, defendendo-nos de tumores e doenças degenerativas. Por essa e outras razões a romã é considerada um super-alimento, e um estudo da UCLA a colocou no topo da lista de suco mais saudáveis.

Veja como preparar um delicioso suco de romã:

Ingredientes
2 ou 3 romã;
12 folhas de hortelã bem higienizadas;
Gelo (opcional)

Como fazer

Comece tirando a casca da romã. Depois coloque a polpa no liquidificador e bata.
Quando já estiver bem batido, sem pedaços de frutas visíveis, adicione as folhas de hortelã e bata de novo.
Se você quiser, pode adicionar gelo e uma rodela de limão.

É importante notar que a romã pode interagir com alguns medicamentos, como medicamentos para regular a pressão arterial, anticoagulantes, etc. Se estiver tomando algum medicamento ou tiver algum problema de saúde, converse com seu médico antes de consumir esse suco.

Ajude seus amigos, compartilhe saúde!