Você já ouviu falar em Adderall?

Este medicamento é muito popular nos Estados Unidos, e é prescrito tipicamente para o tratamento do transtorno de déficit atenção com hiperatividade (TDAH).

Por atuar como estimulante no sistema nervoso central, esse medicamento tem grande potencial de abuso e vício, o que torna essa substância altamente controlada, sendo vendida apenas sob prescrição.

Mesmo assim, muitos jovens vêm utilizando esse medicamento de forma ilegal, como forma de melhorar seu rendimento físico e mental.

Conhecida também como a “pílula da boa nota”, o Adderall se popularizou em meio aos estudantes pois aumenta a atividade cerebral, deixando a pessoa mais acordada e concentrada por mais tempo.

Por ficarem sem sono e conseguirem se concentrar mais, eles acabam conseguindo estudar por longas horas.

Há também muitas pessoas que trabalham em cargos onde há muita competição e que fazem o uso dessa droga, buscando obter uma vantagem perante seus colegas de trabalho.

Apesar desses efeitos tão desejados, o medicamento apresenta uma vasta lista de contra-indicações podendo inclusive aumentar ou facilitar o surgimento de doenças como a esquizofrenia.


Seu maior risco é a dependência, que necessitaria de um tratamento de reabilitação bastante similar aos utilizados por pessoas viciadas em diversas drogas.

Também há riscos relacionados ao bom funcionamento dos órgãos vitais, como o coração, devido ao seu efeito estimulante.

Como você pode ver, o uso indiscriminado desses medicamentos só traz riscos para a saúde e seus possíveis benefícios acabam não valendo a pena.

Por isso, separamos 5 alternativas naturais que podem te ajudar a melhorar o foco, a clareza e até acalmar os nervos:

Cacau
Além da sua versatilidade para preparar receitas saborosas, o cacau é também um estimulante do cérebro. Consumir 1 a 2 colheres de sopa de cacau por dia pode estimular seu lado criativo e te manter focado no trabalho.

Erva Mate
A erva-mate é considerada um substituto à altura do café, pois ambos são ótimos estimulantes do cérebro e dos músculos. Por essa razão, muitas pessoas preferem tomar esse chá, que pode te ajudar a se sentir com mais disposto, focado e atento.

Magnésio
O magnésio é um poderoso relaxante, sendo inclusive muito indicado para pessoas que sofrem com ADHD. Se você é uma pessoa muito agitada, inquieta ou hiperativa, esse mineral pode te ajudar.

Triptofano
Um aminoácido encontrado nas proteínas é o ingrediente chave para a produção de serotonina, o neurotransmissor responsável por regular nosso humor, sono e bem estar.
Consumir alimentos ricos nesse aminoácido ou na forma de suplementos pode te ajudar a acalmar a mente e ter mais foco. Estudos indicam de forma conclusiva que o consumo de triptofano contribui inclusive para melhorar os estados depressivos e até o estresse.

Ajude seus amigos, compartilhe saúde!